O pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberado pela Receita Federal na próxima sexta-feira (29). Nele, estarão disponíveis as restituições residuais de exercícios anteriores.
O contribuinte pode consultar se seu nome consta na lista no site da Receita, na opção “Meu Imposto de Renda”. Na página, ele tem a opção de fazer a consulta simples ou completa da situação da declaração.
De acordo com o Metrópoles, parceiro do BP Money, o terceiro lote de restituição contempla 5.242.668 contribuintes do grupo prioritário, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior parte da fonte de renda advém do magistério.
Outros 5.134.337 contribuintes que receberão a restituição nesta semana estão fora dos grupos prioritários e declararam o Imposto de Renda até 3 de maio deste ano.
Também serão liberados pagamentos de lotes residuais de anos anteriores, daqueles contribuintes que caíram na malha fina, mas que depois acertaram as contas. O valor total das restituições chega a R$ 6,3 bilhões.
Receita Federal pagará cinco lotes de restituição
Apesar do adiamento na entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que passou de 29 de abril para 31 de maio, a Receita Federal manteve o calendário original de restituição, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.