Após uma rara solicitação dos Estados Unidos pedindo o esfriamento dos preços globais de energia, a Índia, Japão e China afirmaram nesta quinta-feira (18) considerar a possibilidade de liberar petróleo de suas reservas estratégicas.
A solicitação feita pelo presidente norte-americano, Joe Biden, é de que estes grandes compradores de petróleo considerassem a liberação de estoques de petróleo bruto, afirma reportagem da Reuters. Neste momento, Biden é alvo de pressão política, em meio ao aumento dos preços da gasolina e outros custos impulsionados pela recuperação.
O petróleo registrou queda de preços com uma margem de 4% para uma mínima de seis semanas na última quarta-feira (17). Também nesta mesma data, o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) norte-americano divulgou a queda de 2,1 milhões, reduzindo para 433 milhões de barris sob as reservas norte-americana de petróleo.
Os dados divulgados se chocaram com as projeções dos especialistas ouvidos pelo jornal Wall Street, que esperavam um avanço de 0,5 milhão de barris no período. (veja mais aqui)