O indicador alemão ZEW de expectativas econômicas registrou alta de 31,7 pontos em novembro, o que corresponde a um aumento de 9,4 pontos. Conforme a pesquisa, este é o primeiro aumento do indicador desde maio. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9).
“Os especialistas do mercado financeiro estão mais otimistas em relação aos próximos seis meses. A retomada da queda na avaliação da situação mostra, no entanto, que os especialistas assumem para o trimestre corrente que os gargalos no abastecimento de matérias-primas e produtos intermediários, bem como a elevada taxa de inflação, terão um impacto negativo no desenvolvimento econômico. Para o primeiro trimestre de 2022, eles estão assumindo uma recuperação no crescimento e um declínio na taxa de inflação na Alemanha e na área do euro ”, disse o presidente do ZEW, Prof. Achim Wambach, PhD, em nota.
Especialistas do mercado financeiro alemão aumentaram pela primeira vez em novembro, desde maio, as expectativas de desenvolvimento econômico na zona do euro, a 25,9 pontos, que corresponde um aumento de 4,9 pontos em relação ao mês anterior.
Já em relação às expectativas de inflação para área do euro, o relatório indica que estão a cair de uma forma acentuada. O indicador de inflação está em 14,3 pontos negativos, 31,4 pontos abaixo do registrado em outubro. Analistas preveem uma queda da taxa de inflação na área do euro nos próximos seis meses, segundo o indicador ZEW.