Índice de preços do PCE nos EUA sobe 5,7%

O PCE é a medida preferida de inflação do Federal Reserve.

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (23) o aumento no índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) norte americano de 0,6% em novembro frente ao mês anterior.

Na comparação anual, o índice registrou um avanço de 5,7%, aponta o levantamento. Segundo o Departamento do Comércio estadunidense, o núcleo do PCE obteve uma alta de 0,5% na comparação mensal e 4,6% frente igual mês de 2020.

As projeções eram de um avanço de  0,4% na base mensal e de 4,5% na comparação anual, aponta o consenso dos dados obtidos pela a Refinitiv. O PCE é a medida preferida de inflação do Federal Reserve, o banco central norte-americano.

O núcleo do PCE, que exclui o setor de alimentos e energia, teve alta de 4,7% em novembro, também em base anual, ganhando força em relação à alta de 4,1% em outubro e alcançando a maior leitura desde 1982. A previsão para o núcleo do PCE era de alta de 4,5%, conforme previsão de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.