Índice GFK de confiança do consumidor alemão cai para -1,2 em setembro

A população teme o retorno das restrições devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com a projeção do instituto alemão GFK, o índice de confiança do consumidor da Alemanha cairá dos -0,4 para -1,2 em setembro, a projeção foi feita com dados revisados. A queda foi superior à esperada pelos analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal.

O resultado é um reflexo dos impactos da pandemia da Covid-19 no país, que levou os alemães a reduzirem os gastos, além disso, a alta da inflação também contribuiu para a retração do índice.

“A alta significativa nos novos casos, a queda na vacinação e as discussões sobre como pessoas não vacinadas devem ser tratadas no futuro abalaram os consumidores de forma notável”, declarou, de acordo com o TC, Rolf Bürkl, especialista em consumo do GFK.

“Eles temem que as restrições voltem a aumentar. Isso aparentemente já pressiona o sentimento do consumidor”, continuou.

A média móvel de sete dias da Alemanha é de 9.334 novos casos de Covid-19. Já no que diz respeito à inflação, o banco central alemão espera que ela permaneça aumentando e só desacelere no próximo ano.

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile