Desinflação lenta

Inflação ao consumidor anual na OCDE estabiliza em 5,7% em fevereiro

Núcleo do CPI desacelerou para 6,4% em fevereiro, ante 6,6% no mês anterior; taxa ganhou força quando observado o grupo do G-20, mas teve melhor comportamento nas sete maiores economias

Inflação
Inflação na França / Divulgação

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ficou em 5,7% em fevereiro, mantendo-se no mesmo nível registrado em janeiro.

Por outro lado, o núcleo do CPI – que exclui as categorias voláteis de energia e alimentos – desacelerou para 6,4% em fevereiro, em comparação com 6,6% no mês anterior.

Inflação no G20

No G20, que engloba as 20 maiores economias do mundo, a taxa anual do CPI ganhou força, subindo de 6,4% em janeiro para 6,9% em fevereiro, alcançando o maior nível desde março de 2023, de acordo com detalhes fornecidos pela OCDE.

No G7, a taxa anual do CPI permaneceu inalterada de um mês para o outro, em 2,9%, atingindo o nível mais baixo desde abril de 2021.

Payroll: EUA cria 303 mil vagas em março e supera expectativas

Dados do payroll divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Departamento de Trabalho apontam para a criação de 303 mil vagas de emprego fora do setor agrícola nos EUA. O resultado é muito superior às expectativas de analistas, que apostavam em 200 mil novos postos de trabalho.

A taxa de desemprego ficou em 3,8%, um pequeno recuo em comparação aos 3,9% registrado em fevereiro. A taxa de desemprego tem estado numa faixa estreita entre 3,7% e 3,9% desde agosto de 2023.

O salário médio por hora dos empregados em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentou 12 centavos em março, ou 0,3%, para US$ 34,69. Nos últimos 12 meses, o rendimento médio por hora aumentou 4,1%.

A área de saúde criou 72 mil empregos em março, acima do ganho médio mensal de 60 mil nos 12 meses anteriores. Em março, o crescimento do emprego continuou nos serviços ambulatoriais de saúde (+28 mil), nos hospitais (+27 mil) e nas instalações de enfermagem e de cuidados residenciais (+18 mil).