Inflação deve atingir pico do governo Dilma ainda em 2021

Com a nova estimativa, o medidor nacional de inflação deste ano acaba de atingir a casa de dois dígitos.

O Banco Central (BC) divulgou o boletim Focus desta segunda-feira (22) apontando uma projeção de aumento sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 10,12%, (veja mais aqui). Com a nova estimativa, o medidor nacional de inflação deste ano acaba de atingir a casa de dois dígitos.

As projeções vêm apresentando ritmo de altas consecutivas sobre o índice durante as últimas 33 semanas. Com isso,  desde o Plano Real, apenas durante a crise que antecedeu a primeira eleição de Lula (em 2002) e em meio ao colapso do governo Dilma (em 2016) ocorreram altas semelhantes. Nestes dois casos, para recolocar a economia nos trilhos foi necessário um novo governo que controlasse as contas públicas mantendo o tripé econômico em vigor.

As estimativas dos especialistas, consultados pela reportagem do Estadão, é de que a inflação finalize o ano perto do auge do pico inflacionário do governo Dilma. A unanimidade sobre os especialistas econômicos é de que o ano de 2022 será desafiador, uma vez que a  inflação ainda estará elevada.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile