O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), indicador responsável por medir a inflação e preços dos aluguéis, teve alta de 0,59% no mês de junho.
Após o crescimento de 0,52% em maio, a pesquisa divulgada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta quarta-feira (29) mostrou que o índice de inflação aumentou menos do que o esperado pelos especialistas do mercado, que projetavam o avanço de 0,70%.
Com isso, o IGP-M acumulado dos últimos 12 meses teve leve queda de 10,72% para 10,70%, também inferior aos 10,83% previstos pelo mercado.
Resultado do ICS indicou sinais sobre a inflação no País
A pesquisa também divulgou o ICS (Índice de Confiança de Serviços), que teve alta de 0,4% no sexto mês deste ano. Considerando as médias móveis por trimestre, o indicador cresceu 2,2%.
Em nota oficial, Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, reforçou que o resultado positivo no índice ainda está abaixo dos registrados nos últimos meses.
“A confiança dos empresários do setor de serviços encerra o segundo trimestre em alta, mas em ritmo inferior ao observado nos últimos meses e concentrado em alguns segmentos”, disse Tobler.
A instituição também confirmou que o resultado foi positivamente influenciado pelas projeções em alta do mercado para a economia nos próximos meses. Entretanto, o crescimento abaixo do esperado também foi reflexo do momento temeroso.
“Nos dois horizontes há uma aproximação com o nível neutro de 100 pontos, mas ainda é preciso cautela. O ambiente macroeconômico desfavorável e a incerteza em relação aos próximos meses podem segurar o ritmo de recuperação da confiança do setor”, reforçou o economista.
Além disso, a FGV também relatou que a coleta de dados para o levantamento da Sondagem de Serviços foi realizada com 1461 empresas entre os dias 1 e 27 de junho, na última segunda-feira.
FGV também divulgou Índice de Preços ao Produtor e ao Consumidor
Também foi publicado o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que recuou de 0,45% para 0,30% no sexto mês do ano.
O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor) cresceu 0,36%, com inflação acumulada de 10,23% nos últimos 12 meses, e o índice de preços no atacado variou 10,70% entre junho de 2021 e o mesmo mês deste ano.