O Banco Central da Inglaterra (BoE) elevou a taxa básica de juros em 0,25%, para 0,50% ao ano. A decisão foi tomada com unanimidade de nove votos, sendo esse o segundo aumento consecutivo. O movimento ocorre em meio à forte inflação, que já é sentida em escala global.
A instituição manteve o estoque de compras de bônus corporativos em 20 bilhões de libras, além das compras de títulos em 875 bilhões de libras.
O Comitê de Política Monetária (CPM), responsável por estabelecer a taxa, concordou em aumentar a taxa, afirmando que espera um crescimento de 7% na inflação anual por conta do baixo desemprego, o aumento dos salários e dos valores da energia.
O comitê projeta que o pico da inflação ocorra em abril, em 7,25%, com a estimativa de 5% que foi realizada anteriormente. Mesmo com isso, é esperado que haja uma retração no aumento dos preços se as taxas seguirem o mesmo sentido do mercado.
Além disso, o BoE destacou que começará a reduzir o seu programa de recompra de títulos, como foi antecipado pelo Valor.