Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) determinou, de forma cautelar, a suspensão de novas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas envolvendo quatro instituições financeiras: Banco Inter, Paraná Banco, Facta Financeira e Cobuccio Sociedade de Crédito Direto.

A decisão, publicada no DOU (Diário Oficial da União), se baseia no suposto descumprimento dos Acordos de Cooperação Técnica firmados com o órgão. Segundo o INSS, a medida visa “cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.

Em nota, o Banco Inter afirmou ter sido surpreendido pela medida e disse estar em contato com o INSS para entender os fundamentos da suspensão. A instituição reforçou seu compromisso com a transparência e respeito aos clientes, especialmente os beneficiários do INSS.

A suspensão acontece dias após o Banco Master também ter sido impedido de operar consignado para o mesmo público, em razão de um “volume expressivo de reclamações”, segundo o instituto.

As suspensões somam pressão sobre instituições que atuam no segmento de consignado, reforçando o cerco regulatório diante de denúncias e irregularidades envolvendo aposentados e pensionistas público considerado mais vulnerável financeiramente.