
Uma falha técnica na infraestrutura da Cloudflare provocou um colapso global na manhã desta terça-feira (18), deixando mais de 500 plataformas digitais indisponíveis ou até mesmo instáveis (caindo) por alguns momentos. Serviços como X (antigo Twitter), ChatGPT, Canva, Spotify. O site Down Detector identificou que os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília).
A Cloudflare é uma das principais fornecedoras de suporte da internet, oferecendo serviços de segurança, proteção contra ataques e distribuição de conteúdo para milhões de sites ao redor do mundo.
Quando essa rede apresenta problemas, o efeito é cascata, milhares de plataformas que dependem dela são afetadas simultaneamente.
Por volta das 11h40 (horário de Brasília), a empresa informou que havia implementado uma correção e que os serviços estavam sendo gradualmente restaurados, embora alguns usuários ainda pudessem enfrentar taxas de erro acima do normal. A companhia garantiu que não há evidências de ataque cibernético ou atividade maliciosa.
Falha na AWS
Este é o segundo grande apagão digital em menos de um mês, em outubro, a Amazon Web Services (AWS) sofreu uma interrupção similar que tirou do ar sites como da Amazon, Facebook e plataformas financeiras.
Os incidentes reforçam o debate sobre a dependência da internet e a sua infraestrutura, pois quando uma delas falha, milhões de usuários e negócios são impactados globalmente.