Intel deve anunciar chip para mineração de bitcoin

A empresa divulgará já em fevereiro o que chamaram de 'ASIC de mineração de bitcoin com eficiência energética e de tensão ultrabaixa'

O mercado está empolgado com a possibilidade de uma das gigantes da tecnologia anunciar em breve mais uma alternativa para o setor das criptomoedas. Os indícios são de que a Intel (ITLC34) irá divulgar já no próximo mês o que chamou de “ASIC de mineração de bitcoin com eficiência energética e de tensão ultrabaixa”, apelidado de “Bonanza Mine”.

Na tradução para o português, a sigla “ASIC” corresponde a expressão “circuito integrado de aplicação específica”.

O anúncio deve ser realizado em um evento no dia 23 de fevereiro, mas não se tem muitas informações sobre a apresentação. Os poucos detalhes em conhecimento de investidores foram vistos em um guia de apresentação para a IEEE International Solid-State Circuits Conference de 2022, que provavelmente acontecerá entre 19 e 26 de fevereiro, nos Estados Unidos. 

Mesmo sem obter dados confirmados, a companhia já havia demonstrado em eventos e comunicados anteriores um interesse em desenvolver hardwares ligados ao bitcoin (BTC).

A parceria de tecnologia em materiais de apresentação para a startup de bitcoin 21 Inc. anos atrás rendeu à Intel destaque no mercado. Na época de criação dos materiais, a startup estava em uma arrecadação de US$ 75 milhões.
 
Os materiais utilizados revelaram que a multinacional já havia produzido chips para mineração de bitcoin para uso da 21 Inc., porém nunca foi esclarecido se os chips internos da Intel foram usados para mineração além desse acordo comercial específico.

Vale ressaltar que a empresa ganhou, em 2018, uma patente para um processo de mineração de bitcoin com eficiência energética.