Intenção de compra do brasileiro cai 24% no Natal

Busca por produtos tem maior queda em 5 anos, procura por eletrônicos despenca

A intenção de compra do brasileiro para o Natal deste ano recuou 24%, sendo a maior queda para o período dos últimos 5 anos, refletindo a queda do poder de compra da população, por conta da alta da inflação. Vale lembrar que a Black Friday também foi motivo de decepção dos varejistas, atingindo um volume de vendas menor que os expectado pela grande maioria das companhias.

De 28 produtos pesquisados, entre alimentos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, itens de informática, telefone celular e artigos de vestuário, só cinco artigos apresentaram aumento na intenção de compra em relação ao Natal de 2020, mostrou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar).

Entre os cinco produtos que registraram aumento da intenção de compra, estão:

forno de micro-ondas (3%);
drones (31,2%);
jogos eletrônicos (42%);
consoles de videogames (70%)
e panelas elétricas (270%).

 

Os 23 itens restantes tiveram registros de queda de até 40% na intenção de consumo, caso de telefone celular e smartphone, seguido por fone de ouvido (38,2%), bicicleta (33,8%), TV (30 1%) e tablet (29,5%).

Black Friday

Na Black Friday deste ano o recuo no consumo foi ainda maior. O mesmo tipo de levantamento apontou queda de 32% na intenção de compra para a data, comparada ao ano anterior.