Livro Bege

Atividade econômica e emprego nos EUA têm pouca alteração, diz Fed

O Livro Bege, foi, publicado nesta quarta-feira (3).

Livro Bege: preços devem continuar em alta, mas em desaceleração / Creative Commons
Livro Bege: preços devem continuar em alta, mas em desaceleração / Creative Commons

A atividade econômica e o emprego nos EUA tiveram pouca ou nenhuma alteração nas últimas semanas. Já os preços subiram de forma moderada ou modesta, disse o Fed (Federal Reserve).

O Livro Bege, publicado nesta quarta-feira (3), parece evidenciar o motivo pelo qual mais autoridades monetárias da instituição querem retomar os cortes de juros neste mês, disse a Reuters, via Money Times.

“Os contatos frequentemente citaram a incerteza econômica e as tarifas como fatores negativos”, de acordo com o relatório Livro Bege do Fed, um retrato da saúde econômica do país publicado duas semanas antes de cada reunião de política monetária do banco central.

“De modo geral, a confiança estava mista entre os distritos (do Fed). A maioria das firmas relatou pouca ou nenhuma mudança no otimismo ou expressou expectativas diferentes sobre a direção da mudança por parte de seus contatos.”

O mais recente Livro Bege resume as pesquisas, entrevistas e observações coletadas dos contatos comerciais e comunitários de cada um dos 12 bancos regionais do banco central dos EUA até o dia 25 de agosto.

Os mercados financeiros esperam que o banco central dos EUA reduza a taxa de juros – atualmente de 4,25% a 4,50%- em setembro. Expectativa se tornou maior após dizer que o aumento dos riscos de queda no mercado de trabalho pode significar que um ajuste na taxa de juros seja necessário, somando ao coro de outros banqueiros centrais que apresentaram argumento semelhante.

Trump pode pagar US$ 200 bi caso ‘tarifaço’ seja anulado

O presidente dos EUA, Donald Trump, pode ter que pagar US$ 210 bilhões de indenização às empresas afetadas pelo tarifaço, explica reportagem da CNN publicada nesta quarta-feira (3).

Na sexta-feira (29) o U.S. Court of Appeals for the Federal Circuit, um Tribunal Federal dos EUA, considerou as tarifas mais emblemáticas do governo de Donald Trump irregulares e que o republicano foi “longe demais ao usar poderes de emergência”. Cont

Trump afirmou nesta terça-feira (3) que vai recorrer à Suprema Corte, pedindo uma “decisão rápida” para que as tarifas sejam mantidas para além do prazo estipulado pelo tribunal (14 de outubro).