O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou na segunda-feira (1º) que está confiante em que a Suprema Corte manterá a legalidade do uso, por parte do presidente Donald Trump, de uma lei de poderes emergenciais de 1977 para impor tarifas abrangentes sobre a maioria dos parceiros comerciais dos EUA.
Contudo, o secretário acrescentou que o governo tem um plano alternativo, caso isso não ocorra.
Bessent afirmou à Reuters que está preparando um memorando jurídico para o procurador-geral dos EUA, que supervisionará o recurso do governo à Suprema Corte. O documento enfatiza a urgência de abordar décadas de desequilíbrios comerciais e interromper o fluxo de fentanil mortal para os EUA.
Na última sexta-feira (30), um tribunal de apelações dos EUA, dividido, decidiu que a maioria das tarifas impostas por Trump são ilegais, minando o uso dessa ferramenta como pilar da política econômica do presidente republicano. A corte permitiu que as tarifas permanecessem em vigor até 14 de outubro, dando ao governo Trump a chance de apresentar recurso à Suprema Corte.
A decisão, tomada por 7 votos a 4 pela Corte de Apelações do Circuito Federal em Washington, D.C., avaliou a legalidade das chamadas tarifas “recíprocas” impostas por Trump como parte de sua guerra comercial em abril, bem como um conjunto separado de tarifas aplicadas em fevereiro contra China, Canadá e México, com o objetivo de barrar a entrada de fentanil. As informações são do Money Times.
Bessent nega pressionar Fed por corte de juros
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que não está pressionando o Fed (Federal Reserve) para cortar os juros, mas apenas apontando que os modelos sugerem que uma taxa neutra seria cerca de 1,5 ponto percentual menor.
“Eu não disse ao Fed o que fazer”, afirmou em entrevista à Fox Business, de acordo com o Valor, referindo-se aos comentários feitos no dia anterior sobre como o Banco Central “poderia adotar uma série de cortes nas taxas de juros aqui”.
“O que eu disse foi que, para chegar a uma taxa neutra de juros, isso equivaleria a um corte de aproximadamente 150 pontos-base”, acrescentou.