
O líder democrata no Senado americano, Chuck Schumer, afirmou nesta sexta-feira (24) que o partido forçará a Câmara a realizar uma série de votações para reverter as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o Canadá e outros parceiros comerciais, sob alegação de que as alíquotas têm pesado no bolso dos consumidores americanos.
Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (24), logo após o rompimento das negociações entre EUA e Canadá, o senador relatou que “os americanos podem arcar com os surtos tarifários de Donald Trump que fazem os preços dispararem. Esses constantes acessos de raiva acabam custando dinheiro de verdade aos americanos.”
“Recusar-se a negociar com o Canadá para aliviar as tarifas garantirá que os americanos continuem pagando, em média, US$ 1,3 mil a amis devido aos preços mais altos de tudo, da madeira à carne bovina”, finalizou Schumer.
Trump suspende negociações com Canadá após propaganda anti tarifária
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que todas as negociações com o Canadá estão encerradas após ele acusar o país vizinho de uma “propaganda fraudulenta” com suposto anúncio do ex-presidente Ronald Reagan falando negativamente sobre tarifas. Presidente publicou a informação na noite de quinta-feira (23), na rede social Truth Social. Informações via CNN.
Trump impôs ao Canadá tarifas sobre aço, alumínio e automóveis no início de 2025, levando Ottawa a responder na mesma moeda. Os países estão em negociações há semanas sobre um possível acordo para os setores de aço e alumínio.
“Com base em seu comportamento flagrante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS”, escreveu o republicano.
O que aconteceu?
Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, afirmou na terça-feira (21) que o anúncio da província com mensagens anti tarifárias chamou a atenção de Donald Trump. “Ouvi dizer que o presidente ouviu nosso anúncio. Tenho certeza de que ele não ficou muito feliz”, disse Ford.
O anúncio em questão mostrava o ex-presidente republicano Ronald Reagan criticando tarifas sobre produtos estrangeiros, enquanto dizia que elas causavam perdas de empregos e guerras comerciais.
A Fundação Presidencial Ronald Reagan emitiu um comunicado na noite de quinta-feira afirmando que o anúncio do governo de Ontário estava “usando áudio e vídeo seletivos” de Reagan e que a fundação estava avaliando suas opções legais.