O CEO do JPMorgan Chase & Co., Jamie Dimon, afirmou que “a economia está enfraquecendo” durante uma entrevistra à CNBC nesta terça-feira (9). “Se isso está a caminho de uma recessão ou apenas um enfraquecimento, eu não sei”, declarou.
De acordo com Dimon, a revisão recorde do BLS (Bureau of Labor Statistics) nos dados de folha de pagamento (payroll) dos EUA é mais uma prova de que a economia estadunidense está enfraquecendo.
O número de trabalhadores na folha provavelmente será revisado para baixo em um recorde de 911 mil, ou 0,6%, de acordo com a revisão preliminar do governo divulgada nesta terça. Ela mostrou que o crescimento médio mensal de empregos foi quase metade do que os dados indicavam anteriormente, disse o Infomoney.
Os dados divulgados no dia 5 de setembro apontam que o mercado de trabalho dos EUA criou 22 mil vagas na folha de pagamento em junho. O dado ficou abaixo do esperado. Pesquisa da Reuters com economistas projetava a criação de 75 mil empregos fora do setor agrícola no mês passado. A taxa de desemprego ficou estável em 4,3%, alinhada às expectativas, mantendo o maior nível registrado desde 2021.
A revisão “apenas confirma o que já pensávamos”, disse Dimon.
O presidente Donald Trump aproveitou a revisão dos números para, novamente, pressionar o Federal Reserve para um corte antecipado nas taxas de juros. Em uma rede social, Trump escreveu: “A incompetência é mais importante do que defender a independência teórica”.
Trump isenta ouro e urânio de tarifas; café pode entrar na lista
O presidente Donald Trump agiu para isentar grafite, tungstênio, urânio, barras de ouro e outros metais de suas tarifas nacionais, enquanto manteve produtos de silicone sujeitos às taxas.
As mudanças entram em vigor na segunda-feira (8), por meio de uma ordem executiva emitida na sexta-feira (5).
A diretriz também pode acelerar a implementação de acordos comerciais sob medida entre os EUA e outros países, permitindo a suspensão de tarifas sobre peças de aeronaves, produtos farmacêuticos genéricos, e produtos que não podem ser cultivados ou produzidos no mercado interno, como especiarias, café e metais raros.