
O BLS (Departamento de Estatísticas do Trabalho), dos EUA, afirmou em nota que o CPI, dado sobre a inflação ao consumidor, de outubro não será divulgado. O departamento afirmou que o shutdown impediu a coleta das informações necessárias par ao índice em outubro.
A paralisação parcial do governo norte-americano durou 43 dias e foi o mais longo da história do país. A lei que permitiu o fim do shutdown foi assinada em 13 de novembro.
O órgão disse que “é incapaz de selecionar os dados de forma retroativa” para índices que não dependem de pesquisa baseada em respostas, como é o caso do CPI. Informações via Valor Investe.
Além do cancelamento do CPI de outubro, o BLS anunciou a prorrogação da divulgação do índice de preços de novembro para o dia 18 de dezembro. O anuncio será realizado após a última reunião do Fed (Federal Reserve) de 2025, podendo atrapalhar os rumos da política monetária dos EUA. Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) ainda está dividido sobre realizar um novo corte nos juros em dezembro.
“Assim que possível, os valores de outubro de 2025 serão divulgados junto com os dados de novembro de 2025”, esclareceram em nota.
Apesar do atraso de 8 dias para a divulgação da inflação do país, o relatório virá incompleto, sem as variações percentuais mensais “visto que os dados de outubro de 2025 estão ausentes.”
EUA criaram 119 mil empregos em setembro
A economia dos EUA criou 119 mil empregos em setembro, em termos líquidos, segundo relatório publicado nesta quinta-feira (20) pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam desde retração de 20 mil vagas até criação de 105 mil vagas, com mediana de 51 mil.
O relatório — também conhecido como payroll — é a principal métrica do mercado de trabalho dos EUA.
Os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, na semana passada, somaram 220 mil, abaixo da indicação de 230 mil segundo pesquisa da Reuters com economistas, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. As informações são do InfoMoney.