Leve alta

EUA: PMI industrial medido pelo ISM sobe a 49,3 em dezembro

O indicador demonstrou uma leve recuperação no setor industrial do país

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O PMI (índice de atividade industrial), referente aos EUA e elaborado pelo ISM (Instituto para Gestão da Oferta), registrou uma alta no último mês de 2024.

O indicador subiu de 48,4 em novembro para 49,3 em dezembro, demonstrando uma leve recuperação no setor industrial do país.

O resultado superou as expectativas do mercado, já que analistas consultados pela FactSet estimavam que o PMI se mantivesse estável em 48,4, o mesmo nível registrado no mês anterior.

O PMI, que mede a saúde da indústria, é um dos principais termômetros da economia e sua variação indica o ritmo de crescimento ou contração do setor.

Embora ainda esteja abaixo da linha dos 50 pontos, que separa expansão de contração, a melhora no índice sugere que o setor industrial dos EUA pode estar se estabilizando após meses de desaceleração.

Essa leve recuperação pode ser um sinal positivo para a economia, especialmente em um contexto de incertezas globais e desafios internos.

O aumento do PMI de dezembro pode ser interpretado como um reflexo de uma modesta retomada da confiança no setor industrial, apesar de permanecer abaixo da linha de 50, que indica contração.

A leitura positiva gerou otimismo entre investidores, que esperam que a recuperação seja sustentada nos próximos meses.

No entanto, a recuperação total da indústria americana ainda depende de fatores como a evolução das políticas fiscais e monetárias e a resolução de desafios globais que afetam a cadeia de fornecimento e o comércio internacional.

EUA: PMI industrial cai a 49,4 em dezembro, acima de previsões

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês para Purchasing Managers’ Index) industrial dos EUA caiu de 49,7 em novembro a 49,4 em dezembro, de acordo com pesquisa da S&P Global divulgada nesta quinta-feira (2).

Apesar da queda, o resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, de 48,3. O número também superou a leitura preliminar, de 48,3. Índices abaixo de 50 indicam retração da atividade industrial.

Os dados norte-americanos são importantes pois ajudam o mercado a entender como está a economia dos EUA e quais devem ser as próximas decisões do Fed (Federal Reserve) sobre os juros. Analistas esperam menos redução da taxa neste ano, em um cenário de incerteza com a volta de Donald Trump à presidência.