Acima das expectaitvas

EUA: PMI industrial sobe a 51,3 em maio, aponta leitura da S&P Global

O resultado final de maio superou significativamente a estimativa preliminar de 50,9 e surpreendeu os analistas

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O PMI (índice de gerentes de compras) referente à atividade industrial dos EUA aumentou para 51,3 pontos em maio, conforme revisão dos dados divulgados pelo instituto de pesquisas S&P Global, comparado aos 50 pontos registrados em abril.

“Foi agradável ver novos pedidos voltando ao crescimento em maio. Embora modesta, a expansão em novos trabalhos é um bom presságio para a produção nos próximos meses. Na verdade, os fabricantes citaram a confiança no futuro como um fator que contribui para o aumento do emprego, atividade de compras e produtos acabados”, disse Andrew Harker, diretor de economia da S&P Global Market Intelligence.

O resultado final de maio superou significativamente a estimativa preliminar de 50,9 e surpreendeu os analistas consultados pela FactSet, que esperavam uma ligeira queda do índice para 50,8. 

A leitura mais recente revela que a atividade manufatureira nos EUA voltou a crescer em maio, após ter permanecido estável no mês anterior.

Parceiros

Valores acima de 50 indicam crescimento da atividade, enquanto valores abaixo dessa marca sinalizam contração.

PCE dos EUA avança 0,2% em abril, abaixo das expectativas

O núcleo do PCE (índice de preços de gastos com consumo) dos EUA avançou 0,2% no mês de abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Departamento de Comércio americano. Com isso, em 12 meses, o avanço foi de 2,8%.

O resultado ficou abaixo da projeção de analistas, que esperavam um crescimento mensal de 0,3% e anual de 2,8%.

O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Fed (Federal Reserve) e exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis.