Janet Yellen

EUA: Tesouro prevê medidas para evitar rompimento do limite da dívida

Entre as medidas, o Tesouro suspenderá os investimentos em dois fundos de benefícios para funcionários públicos até 14 de março

Foto: Dólar/CanvaPro
Foto: Dólar/CanvaPro

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, anunciou que o governo atingirá seu limite legal de empréstimos na próxima terça-feira (21) e que adotará “medidas extraordinárias” para evitar ultrapassar esse teto e o risco de um possível calote.

Em carta enviada na sexta-feira (17) aos líderes do Congresso norte-americano, Yellen afirmou que o Tesouro começará a implementar essas medidas no dia 21 de janeiro.

“O período de tempo que as medidas extraordinárias podem durar está sujeito a incertezas consideráveis, incluindo os desafios de prever os pagamentos e recebimentos do governo dos EUA meses no futuro”, destacou Yellen no comunicado, segundo o portal Investing. O anúncio ocorre apenas três dias antes do término do governo Biden, com Donald Trump assumindo a presidência do país.

Entre as medidas, o Tesouro suspenderá os investimentos em dois fundos de benefícios para funcionários públicos até 14 de março, visando recuperar a capacidade de empréstimo sob o teto da dívida, fixado em US$ 36,1 trilhões. Na última quinta-feira (16), os empréstimos acumulados já alcançavam US$ 36,08 trilhões.

EUA: Trump iniciará deportação em larga escala na terça-feira (21)

O presidente eleito dos EUADonald Trump, assumirá o cargo na próxima segunda-feira (20). Um dia após a posse, Trump planeja dar início a uma grande operação de imigração em Chicago, segundo fontes próximas ao planejamento, conforme reportado pelo jornal Valor. Esta será a primeira ação de sua campanha de deportação em massa, prometida durante as eleições.

A operação está programada para começar na manhã de terça-feira (21) e deve durar toda a semana. O ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA, em tradução livre para o português) mobilizará entre 100 e 200 agentes para executar a ação.

Trump se elegeu com a promessa de realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.

De acordo com a equipe de transição de Trump, o foco inicial será em imigrantes em situação irregular que possuam antecedentes criminais, incluindo delitos considerados menores pela administração de Joe Biden, como infrações de trânsito. No entanto, fontes apontam que qualquer pessoa em situação irregular que esteja presente no momento das detenções também poderá ser apreendida.