Federal Reserve mantém inflação pela quinta vez (Foto: Reprodução/ Swap Câmbio)
Federal Reserve mantém inflação pela quinta vez (Foto: Reprodução/ Swap Câmbio)

Alberto Musalem, presidente do Federal Reserve de St Louis, indicou que apoiará um corte na taxa de juros do banco central americano no final do mês, ao mesmo tempo em que alertou ser importante que o Fed não vá longe demais com o afrouxamento da política monetária em meio a riscos de inflação ainda instáveis.

Perguntado sobre sua opinião a respeito da redução da taxa básica na reunião de política monetária no final do mês, Musalem disse que “poderia apoiar uma trajetória com uma redução adicional na taxa de juros se surgirem novos riscos para o mercado de trabalho e desde que a inflação, o risco de persistência da inflação acima da meta seja contido e desde que as expectativas de inflação permaneçam ancoradas”, disse ele em reunião anual de membros do Instituto de Finanças Internacionais.

Musalem estava falando sobre as perspectivas para a política monetária na próxima reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed, agendada para os dias 28 e 29 de outubro, na qual se espera que as autoridades sigam o corte de setembro com mais uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica, atualmente em 4% a 4,25%. O Fed está cortando os custos de empréstimos para estimular um mercado de trabalho combalido, ao mesmo tempo em que mantém os juros altos o suficiente para ajudar a reduzir os altos níveis de inflação de 2%.

Há ainda a chance de o Fed reduzir a taxa de juros no final do ano, mas Musalem, indicou que é muito cedo para dizer que acontecerá neste momento.