O payroll divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Departamento do Trabalho dos EUA, aponta a criação de 175 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril, ficando aquém das expectativas dos analistas.
O consenso LSEG estimava a criação de 243 mil vagas no mês, o que representa uma diferença significativa em relação ao número real divulgado.
Os setores com os maiores ganhos de emprego incluíram saúde, assistência social, transporte e armazenamento.
A taxa de desemprego registrou 3,9%, superando os 3,8% do mês anterior, além de ficar acima das expectativas dos analistas. Desde agosto de 2023, a taxa de desemprego tem se mantido em uma faixa estreita entre 3,7% e 3,9%.
Além disso, o salário médio por hora de todos os empregados em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentou 7 centavos em abril, representando um acréscimo de 0,2% em relação a março, totalizando US$ 34,75. Nos últimos 12 meses, o rendimento médio por hora registrou um aumento de 3,9%.
EUA: pedidos semanais de seguro-desemprego vem abaixo do esperado
Na semana terminada em 27 de abril, os novos pedidos por seguro-desemprego nos EUA atingiram 208 mil, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (2).
Algumas estimativas de analistas apontavam para um número ligeiramente maior, em torno de 212 mil.
Os dados mais recentes também mostram uma queda na média das últimas quatro semanas, passando de 213,5 mil (número revisado) para 210 mil, indicando um mercado de trabalho americano em um estado de aquecimento renovado.
Quanto às solicitações continuadas por seguro-desemprego, na semana encerrada em 20 de abril, foram registrados 1,774 milhão de pedidos nos EUA.