Menor nível em nove meses

PMI de serviços dos EUA cai a 52,8 em janeiro

Por outro lado, o PMI industrial dos EUA registrou um crescimento, subindo de 49,4 para 50,1 no mesmo período

PMI de serviços dos EUA cai a 52,8 em janeiro

O PMI (Índice de Gerentes de Compras) de serviços dos EUA caiu de 56,8 em dezembro para 52,8 em janeiro, conforme dados preliminares divulgados pela S&P Global nesta sexta-feira, 24.

Esse é o menor nível do indicador em nove meses e a queda foi mais acentuada do que o esperado pelos analistas da FactSet, que previam um recuo para 56,6.

Por outro lado, o PMI industrial dos EUA registrou um crescimento, subindo de 49,4 para 50,1 no mesmo período, superando a expectativa da FactSet, que projetava um aumento mais modesto, para 49,6.

Já o PMI composto, que reúne os setores industrial e de serviços, caiu de 55,4 em dezembro para 52,4 em janeiro, alcançando o menor nível em nove meses. Os analistas da FactSet haviam estimado uma queda mais suave, para 55,2.

Leituras acima de 50 indicam expansão econômica. De acordo com a S&P Global, as pressões inflacionárias aumentaram, atingindo o maior nível em quatro meses, tanto no setor industrial quanto no de serviços.

Além disso, os subíndices de emprego também registraram o maior crescimento dos últimos dois anos e meio.

Pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA somam 223 mil

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA somaram 223 mil na semana que encerrou em 17 de janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo Departamento do Trabalho. O resultado apresentou um avanço sobre a leitura anterior, de 217 mil, e ficou acima das expetativas de alguns analistas.

A média móvel de quatro semanas de novas licitações teve uma alta de 750 solicitações sobre a semana anterior para 213,5 mil pedidos, como apurou o jornal Valor Econômico.

Os pedidos contínuos da semana encerrada no dia onze de janeiro ficaram em 1,899 milhão, representando um aumento de 46 mil sobre o valor revisado na semana anterior, com 1,853 milhão, e o maior valor desde novembro de 2021.

A média móvel de quatro semanas ficou em 1.865.750, representando uma alta de 500 pedidos continuados sobre o ajuste da última leitura.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile