Stellantis é responsável pela Maserati, Chrysler, Peugeot, Jeep e Alfa Romeo (Foto: Jean-Luc Picard/Unplash)
Stellantis é responsável pela Maserati, Chrysler, Peugeot, Jeep e Alfa Romeo (Foto: Jean-Luc Picard/Unplash)

A Stellantis comunicou nesta terça-feira (14) o investimento de US$ 13 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos. A iniciativa deve aumentar a produção anual de veículos acabados em 50% em comparação aos níveis atuais, disse a montadora.

O valor total inclui custos de pesquisa e desenvolvimento, fornecedores e investimentos em operações de manufatura. Atualmente, a fabricante dos utilitários esportivos Jeep e das picapes Ram busca revitalizar seus negócios no mercado norte-americano e reduzir o impacto das tarifas. Informações da Bloomberg, via Infomoney.

O plano, que foi antecipado pela Bloomberg no início do mês, representa uma tentativa ambiciosa da montadora para reconstruir os negócios no país, onde perdeu participação, em parte, devido a uma linha de produtos envelhecida. Essa é também a iniciativa mais recente de uma grande fabricante dos EUA para anunciar investimentos domésticos expressivos, pressionada pelo presidente republicano Donald Trump, que tem usado as tarifas elevadas como ferramenta para conter importações e fortalecer a manufatura e os empregos locais.

A Stellantis, sob liderança do CEO Antonio Filosa, tem buscado recalivrar os investimentos entre as regiões, com ênfase especial nos EUA. Sob a gestão do ex-CEO Carlos Tavares, a empresa havia focado em transferir produção e operações de engenharia para países de menor custo, como o México.

Stellantis sofre prejuízo de 2,256 bi euros, mas retoma guidance

A Stellantis, montadora europeia que reúne Fiat, Jeep, Peugeot e outras marcas de carro, sofreu um prejuízo líquido de 2,256 bilhões de euros no primeiro semestre de 2025, revertendo lucro de 5,65 bilhões de igual período do ano anterior.

A receita líquida diminuiu 13% na mesma comparação, a 74,26 bilhões de euros.

A empresa restabeleceu projeções para 2025, com expectativa de ver uma melhora sequencial na receita na receita e na rentabilidade ao longo da segunda metade do ano.

Em abril, a Stellantis havia cancelado seu guidance anual, com o argumento de que seria difícil prever o impacto da política tarifária dos EUA no setor automotivo.

A montadora disse agora prever que a receita líquida crescerá neste segundo semestre em relação aos seis primeiros meses do ano, com aumento de um dígito baixo da margem de lucro operacional ajustada e avanços no fluxo de caixa livre industrial.