O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, na última sexta-feira (31), a repórteres que nada poderá impedir a aplicação de tarifas sobre produtos do Canadá, México e China.
O republicano destacou que itens como chips, petróleo e gás estarão entre os produtos atingidos por essas taxas.
Trump mencionou que as tarifas sobre petróleo e gás devem entrar em vigor até o dia 18 de fevereiro. Mais cedo, a Casa Branca havia anunciado que, a partir de sábado (1º), serão aplicadas tarifas de 25% sobre as importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre os produtos chineses, com efeito imediato.
No entanto, à noite, o presidente recuou em relação à decisão sobre o petróleo canadense, anunciando que as tarifas seriam reduzidas para 10%.
Tarifas dos EUA sobre México, Canadá e China entram em vigor neste sábado
A partir deste sábado (1º), México, Canadá e China enfrentarão tarifas sobre seus produtos importados pelos EUA, conforme ordem do presidente Donald Trump.
As tarifas aplicadas ao México e ao Canadá serão de 25%, enquanto os produtos chineses terão uma taxa de 10%. Contudo, o petróleo canadense terá uma tarifa menor, de 10%, e essa medida só começará a valer a partir de 18 de fevereiro.
Nesta sexta-feira (31), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou que uma taxa de 10% será imposta sobre as importações da China.
“O presidente [Donald Trump] irá implementar amanhã tarifas de 25% sobre o México e sobre o Canadá, além de uma tarifa de 10% sobre a China pelo fentanil ilegal que eles têm fornecido e permitido distribuir em nosso país, o que matou dezenas de milhões de americanos”, disse.
Ao confirmar que as medidas começarão neste sábado, a porta-voz da Casa Branca não revelou se alguns produtos específicos serão isentos das tarifas. A expectativa é que as cobranças entrem em vigor assim que forem publicadas.