O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comunicou nesta sexta-feira (4) que o Vietnã está oferecendo zerar as tarifas para produtos dos EUA, com a finalidade de fechar um acordo comercial.
Em uma publicação na sua rede social Truth Social, Trump afirmou que conversou com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, Tô Lâm, que teria dito a ele: “O Vietnã quer cortar suas tarifas para ZERO se puder fechar um acordo com os EUA.” As informações são do Valor.
Trump impôs uma tarifa de importação sobre produtos do Vietnã de 46%, que entrará em vigor na próxima quarta-feira (9).
Dólar desaba após pacote de tarifas de Trump; menor cotação do ano
O dólar fechou nesta quinta-feira (3) com forte baixa ante o real, superior a 1%, na menor cotação de 2025, acompanhando o recuo generalizado da moeda norte-americana no exterior, após as tarifas de importação anunciadas pelo governo de Donald Trump na quarta-feira (2).
O dólar à vista encerrou com queda de 1,8%, a R$ 5,6290 — menor cotação de fechamento desde 16 de outubro de 2024, quando fechou em R$ 5,6226. No ano, a divisa acumula queda de 8,90% ante o real.
A sessão foi marcada por forte aversão ao dólar, tanto em relação a outras moedas fortes, como o iene e o euro, quanto em relação a divisas de países exportadores de commodities e emergentes, como o real, o peso mexicano e o peso chileno.
O movimento ocorre em meio à percepção de que as tarifas recíprocas anunciadas na véspera pelo presidente dos EUA, Donald Trump, serão prejudiciais para a própria economia norte-americana, que poderá até entrar em recessão. Segundo o Investing, um cenário como esse abriria espaço para o Fed (Federal Reserve) cortar ainda mais os juros nos EUA, o que, no limite, pesaria sobre as cotações da moeda norte-americana.