O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse, nesta quarta-feira (15), que a volatilidade do mercado de ações não irá influenciar nas negociações comerciais com a China. Informações via Infomoney.
Bessent, durante entrevista em um evento da CNBC, afirmou que os EUA não vão recuar ou alterar as suas estratégias apenas por causa de queda na bolsas. “Não vamos negociar porque o mercado de ações está caindo”, disse Bessent. “Vamos negociar porque estamos fazendo o que é melhor economicamente para os EUA.”
O secretário também chamou a reportagem do Wall Street Journal – que afirmava que Xi Jinping, presidente da China, apostava na incapacidade da economia norte-americana de suportar um conflito comercial prolongado – de “terrível” e acusou o jornal de agir sob “ditado do Partido Comunista Chinês”.
Apesar das turbulências, Bessent ressaltou que Trump valoriza um mercado de ações fortes, mas acredita que isso é um resultado de políticas econômicas eficazes, como o aumento dos investimentos em IA (Inteligência Artificial)
Lula diz que conversa com os EUA vai acontecer nesta quinta (16)
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que uma nova conversa entre os representantes do governo brasileiro e do governo americano deve acontecer na quinta-feira (16). Lula, porém, não especificou quem estará presente na nova rodada de negociação com os EUA.
Em cerimônia de comemoração do Dia dos Professores no Rio de Janeiro, o presidente petista voltou a comentar sobre o breve encontro que teve com Donald Trump na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro, e o posterior telefonema entre os dois últimos no último dia 6.
“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a nossa relação, a relação humana, é química”, disse Lula.
Entretanto, o Itamaraty afirmou que não iria dizer previamente aos anfitriões a divulgação da data e horário do encontro.