
Os 100 primeiros dias do novo governo Donald Trump, nos EUA, completados na terça-feira (29), foram marcados por uma reversão nas expectativas dos investidores, como avaliou a XP Investimentos.
O sentimento inicial de otimismo com um governo considerado mais pró-negócios foi substituído por fortes quedas nos mercados acionários, em razão da guerra comercial declarada pelos Estados Unidos e dos riscos de recessão na maior economia global.
Nesse cenário, o Brasil surge como um “vencedor relativo”, segundo avaliação da equipe da XP. Apesar da fragilidade fiscal ainda ser um ponto de atenção, a análise é de que o mercado brasileiro pode se beneficiar da instabilidade externa para atrair fluxos de capital e manter o movimento de valorização iniciado em abril — algo que, de acordo com o NeoFeed, é improvável.
Em abril, o Ibovespa registrou uma alta de 4,4% em dólares, encerrando o mês aos 135.067 pontos, liderando o desempenho entre as principais bolsas globais.
Dois ex-XP criam headhunter focado no setor financeiro
Em um momento em que o mercado financeiro lida com incertezas e reestruturações, dois ex-executivos da XP decidiram apostar naquilo que ainda tem grande valor: gente.
Gabriel Santos e Guilherme Lachner lançaram oficialmente, em abril, a LYNK Human Capital, uma boutique especializada em recrutamento estratégico para o setor financeiro.
A proposta vai além da atuação tradicional de headhunters. O objetivo é oferecer soluções altamente personalizadas de capital humano voltadas para áreas como assets, wealth management, fintechs e venture capital – sempre em posições de alta senioridade, como C-Level e executivos sêniores.
Crise como oportunidade: LYNK mira executivos sêniores
A inspiração para o negócio surgiu da vivência dos dois profissionais no setor de recrutamento e nas instituições por onde passaram. Antes de atuarem juntos na XP, Lachner passou pelo Nubank e Santos, pela consultoria Hays.
Após a experiência em comum durante a fase de expansão pós-IPO da XP, seguiram caminhos distintos – ele no fundo de venture capital ONEVC, e Santos, na empresa de recrutamento Options Group – até decidirem “linkar” novamente suas trajetórias com a criação da LYNK.
Na visão de Santos, o diferencial da nova empresa é a capacidade de adaptação às particularidades de um setor onde o networking é rei, mas já não basta sozinho.