O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, questionou nesta quarta-feira (25) o “verdadeiro interesse” do Brasil e da China em acabar com a guerra entre seu país e a Rússia. Zelensky afirmou à Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas): “Vocês não vão impulsionar seu poder às custas da Ucrânia”.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. Nove meses após o ocorrido, Zelensky anunciou um plano de paz de 10 pontos para pôr fim ao conflito, com base na Carta da ONU e no direito internacional. O plano foi rejeitado por Moscou.
“A fórmula de paz já existe há dois anos, e talvez alguém queira um Prêmio Nobel para sua biografia política, para uma trégua congelada em vez de paz real, mas os únicos prêmios que Putin lhe dará em troca são mais sofrimento e desastres”, disse Zelensky, de acordo com o InfoMoney.
“Quando alguns propõem alternativas, planos de acordo sem convicção, os chamados conjuntos de princípios, isso não apenas ignora os interesses e o sofrimento dos ucranianos… não apenas ignora a realidade, mas também dá a Putin o espaço político para continuar a guerra”, completou.
Biden chama Zelensky de “Presidente Putin” em cúpula da Otan
O presidente dos EUA, Joe Biden, acidentalmente apresentou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como “presidente Putin” em uma gafe que deve elevar as preocupações sobre sua capacidade mental, ameaçando prejudicar sua campanha presidencial.
Biden cometeu o erro durante a cerimônia no último dia da cúpula da Otan ao lado de Zelensky. A gafe aconteceu uma hora antes de uma rara coletiva de imprensa de Biden, considerada “decisiva” para sua campanha, já que o número de doadores e aliados políticos que pedem para ele desistir da campanha cresce cada vez mais.
Após suas observações iniciais, Biden deu a palavra para Zelensky com a declaração: “Agora eu quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, Presidente Putin!”, de acordo com o “InfoMoney”.
“Estou melhor”, declarou Zelensky, apertando a mão de Biden. “Você está muito melhor”, afirmou Biden.