O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (10) que o ataque da Rússia ao país já causou pelo menos US$ 100 bilhões em danos, referenciando estimativas de Oleg Ustenko, assessor econômico da presidência ucraniana.
Durante um evento do Instituto Peterson de Economia Internacional, o chefe de estado ucraniano disse que as perspectivas econômicas do país estão “muito prejudicadas”, ao citar que mais de 50% das empresas da Ucrânia não estão operando.
Ustenko também falou sobre o impacto sobre a economia global da guerra na Ucrânia, já que os confrontos estão causando interrupções nas exportações de carne, óleo de girassol, cevada e outros produtos agrícolas, elevando os preços das commodities e acelerando a inflação dos alimentos.
Questionado sobre a situação monetária da Ucrânia, o assessor avaliou que a situação do país é “boa nas atuais circunstâncias”. Segundo ele, houve uma queda administrável nas reservas cambiais e uma desvalorização limitada da moeda local.