O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou uma alta de 0,39% nos preços em junho, segundo informou o IBGE (Instituto Brasilero de Geografia e Estatística) na manhã desta quarta-feira (26).
O índice, considerado o medidor oficial da inflação teve sua alta refletida pelo grupo de alimentos e bebidas, que apresentou um avanço de 0,98%, com um impacto de 0,21 ponto percentual (p.p.) no indicador.
Ainda assim, os dados deste mês demonstram redução na elevação dos preços, frente à maio, quando o índice apresentou um salto de 0,44%.
O peso da alta não foi sutil. Isso por que alguns dos alimentos mais comuns no prato das famílias brasileiras contribuíram para essa alta nos preços. O destaque segue sendo a batata inlgesa, que disparou 24,18%, e leite longa vida, que avançou 8,84%.
Outra alta notória nos mercados e feiras foi o tomate, que saltou e 6,32%, bem como o arroz, com alta de 4,20%.
No acúmulo dos ulitmos 12 meses, a variação do IPCA-15 em maio foi 4,06%, acima dos 3,70% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
No que tange as expectativas de especialistas, os dados vieram abaixo do concendo LSEG de analistas, que previam inflação mensal de 0,45% e taxa anualizada de 4,12%.
Grupo de Habitação também sobe no IPCA-15
O grupo de Habitação fica com o patamar da segunda maior alta na prévia da inflação de junho. A alta da taxa de água e esgoto (2,29%) foi influenciada pelos reajustes de 6,94% em São Paulo (5,48%), a partir de 10 de maio, de 9,85% em Brasília (4,60%), a partir de 1º de junho, e de 2,95% em Curitiba (2,86%), a partir de 17 de maio.
A energia elétrica residencial apresento um avanço de 0,79% no mês, que por sua vez sofreu influência dos reajustes tarifários em Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.
Veja abaixo a variação dos grupos em maio
Grupo | Variação |
---|---|
Alimentação e bebidas | 0,98% |
Habitação | 0,63% |
Artigos de residência | -0,01% |
Vestuário | 0,30% |
Transportes | -0,23% |
Saúde e cuidados pessoais | 0,57% |
Despesas pessoais | 0,25% |
Educação | 0,05% |
Comunicação | 0,18% |