PLOA

IR: revisão da tabela não está prevista, diz secretário 

O secretário, do órgão responsável pelo IR (Imposto de Renda), afirmou que o PLOA visa o equilíbrio fiscal, mas é necessário “calcular o impacto”

Secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinha, disse nesta segunda-feira (2) que a revisão da tabela do IR PF (Imposto de Renda para Pessoas Físicas) ficou de fora do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2025. O texto foi apresentado ao Congresso na sexta-feira (30).

O secretário, do órgão responsável pelo IR (Imposto de Renda), afirmou que o PLOA visa o equilíbrio fiscal, mas é necessário “calcular o impacto”.

“Temos agora o projeto de abrir uma previsão em relação ao equilíbrio [fiscal], mas não no montante total. Nós vamos calcular para verificar o impacto”, disse Barreirinha, de acordo com o “Suno”.

O técnico apontou que, em algum momento, a transição da tabela do IR ainda pode demandar alterações em outras faixas e pode exigir medidas compensatórias, caso haja atualização.

O secretário também disse que a equipe econômica tem adotado uma postura bastante “conservadora” na previsão do Remessa Conforme no PLOA de 2025.

IR: veja como consultar o 3º lote da restituição

A Receita Federal abriu, nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, com um valor total de crédito de R$ 8,5 bilhões.

Ao longo do dia 31 de julho, quarta-feira da semana que vem, 6.091.572 contribuintes receberão os valores.

Para consultar a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e verificar se sua declaração já foi processada. Lá também é possível saber em qual lote a restituição será paga, ao informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”.

Também é possível obter informações no portal de serviços da Receita, que substitui o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Basta procurar por “Meu Imposto de Renda” e depois por “Restituição do IRPF”.

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição dentro de um ano, ele deverá solicitar pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Parceiros