Japão aprova grande pacote de estímulo fiscal

Governo do Japão aprovou o maior pacote de estímulo econômico de sua história, o terceiro plano desse tipo desde o início da pandemia

O Governo do Japão aprovou nesta sexta-feira (19) o maior pacote de estímulo econômico de sua história, o terceiro plano desse tipo desde o início da pandemia. O projeto está avaliado em 55,7 milhões de ienes (cerca de R$ 2,7 trilhões, na cotação atual). 

Conforme o El País, o pacote de medidas representa quase o dobro do valor prometido pelo primeiro-ministro Fumio Kishida durante a campanha eleitoral em outubro. O plano busca oferecer gastos para melhorar a resposta à crise de saúde, além de proporcionar outros critérios que não estão diretamente relacionados à pandemia do novo coronavírus. 

O projeto também conta com grandes medidas de financiamento para os setores que foram mais impactados com a crise sanitária e os grupos sociais mais vulneráveis. Boa parte dos recursos será destinado ao desenvolvimento de vacinas e melhoria das condições dos hospitais. 

O governo japonês planeja ainda entregar um cheque de 100.000 (cerca de R$ 4.800) a pessoas de baixa renda e outro com o mesmo valor para cada criança com menos de 18 anos aos responsáveis com poucos recursos, com o objetivo de promover o consumo de produtos básicos e arcar com despesas com educação. Aumentos de salários para alguns profissionais do setor saúde, educação e assistência social foram aprovados no país. 

Em relação ao turismo, o Japão irá retomar o programa de subsídio Go To Travel, encerrado em julho de 2020, devido ao aumento de casos de covid-19 no país. O programa estabelece subsídios para o setor hoteleiro e descontos para viajantes.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile