O Governo do Japão expandiu nesta quinta-feira (23) suas expectativas de crescimento para o ano fiscal de 2022 que começa em abril, ao prever que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deva apresentar um ritmo alto de crescimento e atingir um recorde mesmo em meio aos riscos da variante Ômicron e restrições de oferta, disseram autoridades do Escritório do Gabinete.
Impulsionada por um orçamento de estímulo extra recorde aprovado pelo Parlamento esta semana, o país asiático firmou a projeção de expansão para o próximo ano fiscal passou a 3,2%, representando uma alta de 2,2% calculada na revisão de meio de ano de julho.
Caso a estimativa se concretize, este será o crescimento mais forte desde o ano fiscal de 2010, quando a economia cresceu 3,3% depois da crise financeira global.
Em contrapartida, o governo japonês diminuiu consideravelmente as projeções do PIB real do país no no atual ano fiscal (o ciclo se conclui em março), que passou de 3,7% para 2,6%. A justificativa da redução se embasa nas consequências ocasionadas pela pandemia de Covid-19 e as restrições de oferta na produção de chips pesam sobre a recuperação.