Jingle bell: Natal deve injetar R$ 68,4 bi no varejo

É esperado que 77% dos consumidores comprem presentes este ano.

O retorno das festas natalinas familiares e corporativas deste ano deve beneficiar o comércio.  De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), juntamente com a Offer Wise Pesquisas, aproximadamente R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados na economia.

“Com o avanço da vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo o País, a expectativa é de que 77% dos consumidores comprem presentes neste ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia”, explica o relatório da pesquisa da CNDL e da SPC Brasil, de acordo com O Grandes Empresas e Pequenos Negócios.

Na avaliação de José César da Costa, presidente da CNDL, essas projeções devem ser confirmadas mesmo num cenário econômico pessimista. “Este ano será possível realizar festas e eventos sociais e corporativos. Isso também estimula as compras e o consumo. Apesar do cenário econômico preocupante, a pesquisa demonstra que a força simbólica e cultural do Natal se sobrepõe às adversidades com que os brasileiros ainda têm de lidar, como a crise econômica. O Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes, e há indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos”, destacou Costa.

O estudo aponta que devem ser injetados R$ 68,4 bilhões no setor, com 123,7 milhões de consumidores retornando às compras neste final de ano. Já entre os que preferem não presentear ninguém, a justificativa sinalizada por 26% dos entrevistados foi a falta de capital.

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