Joesley Batista campanha CVM
O empresário Joesley Batista / Foto: Reprodução

O empresário Joesley Batista, um dos nomes mais influentes do país, articula apoio para que Otto Lobo seja escolhido presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O diretor ocupa hoje a presidência interina da autarquia que regula o mercado de capitais e tenta ampliar sua base política antes do fim do mandato.

O mandato de Lobo termina no próximo dia 31. Até aqui, o ministro Fernando Haddad não demonstrou intenção de renová-lo. Além disso, parte do Centrão vê o diretor como nome ideal para comandar a CVM, o que fortalece o movimento nos bastidores.

Atualmente, a CVM está sem presidente efetivo há cinco meses. Enquanto isso, o governo avalia alternativas para liderar o órgão responsável por supervisionar companhias abertas, fundos e agentes do mercado financeiro.

Caso Otto Lobo avance na disputa, o setor deve acompanhar com atenção o impacto regulatório e político dessa escolha. A presidência da CVM orienta decisões estratégicas, influencia o ambiente de negócios e molda a relação entre investidores e empresas listadas no país.

CVM amplia investigação sobre movimentações da Ambipar

CVM (Comissão de Valores Mobiliários) vem aprofundando, de forma reservada, a apuração sobre possível manipulação nos preços das ações da Ambipar (AMBP3), atualmente em recuperação judicial. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a autarquia segue examinando quais movimentos podem ter levado os papéis a avançarem mais de 800% em um curto período.

O jornal destaca que a apuração inicial passou pela Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários, área da CVM responsável por fiscalizar o mercado de capitais. Depois dessa etapa, o caso avançou para a Superintendência de Processos Sancionadores, que, segundo a publicação, decidiu aprofundar o trabalho e instaurar um inquérito administrativo.

A CVM já ouviu diversos profissionais de corretoras e gestoras que atuam na área de trade. Esses especialistas lidam diretamente com ordens de compra e venda e, por isso, integram a fase preliminar da apuração. Além disso, a autarquia pode chamar novos nomes para prestar esclarecimentos ao longo do processo.