Dados de outubro

Jolts nos EUA: número de vagas abertas sobe acima do esperado

O mercado esperava que o número de vagas permanecesse estável em 7,4 milhões.

Foto: CanvaPro
Foto: CanvaPro

O número de vagas de emprego nos EUA aumentou para 7,7 milhões em outubro, superando a marca de 7,4 milhões registrada em setembro, de acordo com o relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey), divulgado nesta terça-feira (3) pelo Departamento do Trabalho. O mercado esperava que o número de vagas permanecesse estável em 7,4 milhões.

Por outro lado, o número de contratações diminuiu ligeiramente para 5,3 milhões, abaixo dos 5,6 milhões revisados de setembro.

As demissões, por sua vez, aumentaram para 3,3 milhões, em comparação com os 3,1 milhões do mês anterior.

Esse dado é o primeiro de três indicadores importantes sobre o mercado de trabalho nos EUA a serem divulgados nesta semana, todos sendo observados de perto para avaliar o futuro das taxas de juros nos EUA.

Atividade industrial dos EUA apresenta melhora em novembro

Com as encomendas crescendo depois de 8 meses e as fábricas lidando com preços expressivamente mais baixos de insumos, a atividade industrial dos EUA apresentou melhora em novembro.

PMI de manufatura calculado pelo ISM (Instituto de Gestão de Fornecimento) registrou um aumento para 48,4 no mês anterior, ante os 46,5 registrados em outubro, que foi o nível mais baixo da atividade industrial desde julho de 2023. 

O setor manufatureiro corresponde a 10,3% da economia dos EUA e uma leitura do PMI abaixo de 50 indica contração no segmento.

A previsão de economistas era de que o PMI subiria para 47,5 em novembro, segundo a “Reuters”. O movimento foi em linha com o avanços semelhantes em outras pesquisas em meio a expectativas de políticas mais favoráveis aos negócios por parte do novo governo Trump.

Porém, mesmo com a melhora, novembro foi o oitavo mês consecutivo em que o PMI permaneceu abaixo do limite de 50. Mas o ISM indicou que estar acima do nível de 42,5 aponta para uma expansão da economia como um todo.

O PMI sugeriu que o setor manufatureiro continua preso em uma recessão profunda após os pesados aumentos da taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve) em 2022 e 2023 para controlar a inflação.