O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (03) o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que veio acima do esperado.
“Mais uma notícia boa para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação a um ano atrás. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, o consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa”, escreveu Lula em seu perfil no Threads.
Mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o número do indicador para o período entre abril e junho de 2024, que mostrou alta de 1,4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.
As estimativas do consenso do mercado apontavam para uma alta de 1% no período. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a expansão foi de 3,3%, outro resultado acima do esperado.
Os avanços de 1% nos serviços e 1,8% na indústria contribuíram para o PIB positivo no trimestre, embora a agropecuária tenha recuado 2,3% no período, conforme os dados do IBGE.
Lula: inflação está controlada e a economia está crescendo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o trabalho de seu governo, afirmando que a “inflação está controlada, a economia está crescendo e o Brasil voltou a fazer parte da geopolítica mundial”.
Lula esteve com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (23), na inauguração de uma fábrica na unidade farmacêutica EMS para a produção de medicamentos para diabetes e obesidade.
O presidente citou a obra como uma oportunidade de “cuidar das pessoas” e um exemplo para promover a “reindustrialização” do país.
“O Brasil não tem noção da tecnologia e da qualidade da sua produção. Acho que até as pessoas aqui da cidade não sabem a tecnologia de ponta empregada aqui”, disse Lula.
“O poder de compra do Estado é um fator muito importante no desenvolvimento da indústria nacional”, finalizou o presidente, mencionando o Sistema Único de Saúde (SUS) como grande “comprador”.