
Uma decisão do governo brasileiro em resposta às tarifas adicionais sobre o aço e o alumínio do Brasil pelos EUA só deve ser definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após uma reunião prevista para sexta-feira (14), segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O encontro será entre os membros dos governos brasileiro e norte-americano, acrescentou o chefe da Casa Civil.
Em entrevista a jornalistas, Rui Costa afirmou que Lula acredita em um entendimento entre os dois países.
Lula: ‘não adianta Trump gritar porque não tenho medo de cara feia’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu respeito por parte de Donald Trump, presidente dos EUA, e afirmou que não adianta que o republicano “fique gritando” porque isso não o assusta. No plano de fundo da declaração, o Brasil está tentando manter dialogo com os EUA para um acordo sobre as tarifas de importação ao aço brasileiro impostas pelo republicano.
“Nós não queremos o Brasil para nós, nós queremos o Brasil para vocês”, declarou o presidente Lula ao público presente em evento da montadora Stellantis, em Betim (MG).
“E é por isso que eu digo sempre: não adianta o Trump ficar gritando de lá porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, porque eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado”, continuou.
Lula fez os comentários um dia depois de o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ter afirmado, em entrevista à rádio CBN, estar buscando um entendimento “ganha-ganha” com os EUA nas discussões tarifárias.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para país norte-americano, atrás apenas do Canadá.