Cúpula do Mercosul

Lula defende "acordo mais abrangente" entre BCs do Mercosul e China

O presidente também falou sobre uma "maior harmonização" nos procedimentos adotados pelos bancos centrais da região

Lula na cúpula do Mercosul
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante a abertura da cúpula do Mercosul, nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu maior “harmonização” entre os BCs do Mercosul e um “acordo mais abrangente” com a China.

“Espero que neste ano possamos aprofundar o diálogo sobre um acordo abrangente com a China. Aprimorar o Sistema de Pagamentos em Moeda Local será importante tarefa da próxima presidência pro tempore. Maior harmonização nos procedimentos adotados pelos nossos bancos centrais para esse tipo de operação reduzirá custos e beneficiará sobretudo pequenas e médias empresas do nosso continente”, disse o presidente.

Lula também disse que o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia só não foi concluído ainda porque o bloco europeu não conseguiu resolver suas questões internas.

“Só não concluímos o acordo com a União Europeia porque os europeus ainda não conseguiram resolver suas próprias contradições internas”, afirmou.

Milei cancela ida à cúpula do Mercosul para encontrar Bolsonaro

Javier Milei, presidente da Argentina, deve chegar ao Brasil para uma conferência conservadora que terá a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores, em Balneário Camboriú (SC), no próximo final de semana.

Sendo assim, Milei deixará de participar da cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai, que ocorrerá no domingo (7) e na segunda-feira (8). 

A Chamada “Casa Rosa” confirmou a viagem do presidente argentino, porém não deu detalhes sobre a agenda do político. Enquanto isso, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, disse que Milei estará na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) e se encontrará com Bolsonaro.

Mesmo sendo a primeira viagem de Milei ao Brasil após ser eleito, o mandatário do país vizinho não planejou se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com o “Valor”.

Segundo Eduardo Bolsonaro, ele mesmo conversou com o presidente da Argentina para acertar sua vinda ao País.

“Falei agora com o presidente da Argentina, Javier Milei, que confirmou a vinda ao CPAC Brasil, que ocorrerá no Expo Centro de Balneário Camboriu-SC, 6 e 7/JUL. Trata-se do maior encontro de conservadores de toda a história da Am. Latina. Além de palestrar, ele também terá reunião bilateral com o Jair Bolsonaro”, escreveu o deputado na rede X (antigo Twitter).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile