Política

Lula: inflação está controlada e a economia está crescendo

“O Brasil não tem noção da tecnologia e da qualidade da sua produção", disse Lula durante inauguração de fábrica farmacêutica em SP

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) / Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exaltou o trabalho de seu governo, afirmando que a “inflação está controlada, a economia está crescendo e o Brasil voltou a fazer parte da geopolítica mundial”.

Lula esteve com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (23), na inauguração de uma fábrica na unidade farmacêutica EMS para a produção de medicamentos para diabetes e obesidade.

O presidente citou a obra como uma oportunidade de “cuidar das pessoas” e um exemplo para promover a “reindustrialização” do país.

“O Brasil não tem noção da tecnologia e da qualidade da sua produção. Acho que até as pessoas aqui da cidade não sabem a tecnologia de ponta empregada aqui”, disse Lula.

“O poder de compra do Estado é um fator muito importante no desenvolvimento da indústria nacional”, finalizou o presidente, mencionando o Sistema Único de Saúde (SUS) como grande “comprador”.

Governo Lula libera verba milionária a prefeito aliado em 24h

O Ministério das Cidades do Governo Lula aprovou a liberação de R$ 143 milhões, em cerca de 24 horas, para a prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo. A cidade é comandada por Edinho Silva (PT), aliado do governo, segundo apuração do portal “UOL”.

A liberação do recurso foi uma ordem direta de Lula, de acordo com a reportagem. Edinho Silva, que está no segundo mandato consecutivo como prefeito de Araraquara, é um dos pontos mais importantes do PT em São Paulo.

Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o político foi ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, entre 2015 e 2016. Além disso, Edinho atuou como deputado estadual por SP e foi prefeito de Araraquara, também por dois mandatos, entre os anos 2001 a 20008.

A destinação dos R$ 143 milhões foi para uma obra de infraestrutura contra enchentes no município paulista. Um dia antes da liberação dos recursos milionários, Lula ligou para o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), de acordo com a reportagem.