O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira (25) um indicador próprio sobre a atividade mensal e chegou em ritmo de estreia positiva. O Indicador de Atividade Econômica (IAE) apresentou uma alta de 2% em outubro quando comparado com o mesmo período no ano de 2020.
O novo medidor, que é calculado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), aponta que a maior alta na atividade foi registrada em Serviços de Informação com avanço de 8,4%, seguida pelo crescimento visto em Transportes com aumento de 7,2% e Outros Serviços com elevação de 6,5%.
Ainda de acordo com dados divulgados pela pasta, o contraponto foi refletido na queda de 4,9% na Indústria de Transformação e no Comércio que apresentou uma contração de 3,3%.
O Ministério da Economia prevê que o indicador será divulgado entre os dias 10 e 20 de cada mês. A pasta também acrescenta que o IAE utiliza dados de alta frequência que permitem acompanhamento em tempo real, como valores de notas fiscais das Receitas Estaduais e Federal, consumo de energia elétrica e indicadores de mobilidade.