O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou nesta segunda-feira (2), durante coletiva realizada na fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, os impactos positivos da parceria entre Brasil e China no fortalecimento econômico e na criação de empregos.
A fala ocorreu em um momento de celebração pela inauguração da planta industrial, que promete impulsionar a produção local e atrair investimentos estratégicos para o estado.
Durante o evento, Rui Costa destacou a importância da integração entre os dois países, enfatizando a troca de tecnologias e o desenvolvimento conjunto como pilares para a transição econômica e energética.
“Nós vamos começar a cooperar com a nossa escola local, o colégio, a universidade, para criar programas de treinamento e formar os melhores engenheiros, trabalhadores e técnicos para a produção”, disse o ministro
“O objetivo é produzir aqui no Brasil, com profissionais brasileiros, a mais inovadora e tecnológica jornada produtiva para carros de passeio, ônibus elétricos e outros produtos de alta tecnologia”, completou.
O ministro também destacou a ambição de transformar a Bahia em um modelo global de desenvolvimento.
“A BYD partiu da China, mas hoje é uma empresa global, e certamente tornará este investimento na Bahia protagonista global na transição para novas energias. Estamos prontos para transformar a cidade e o estado em referência mundial”, afirmou.
BYD deve criar 10 mil empregos até 2025, diz ministro
O projeto da BYD em Camaçari prevê, inicialmente, a criação de 10 mil empregos diretos até 2025, com expectativa de dobrar esse número até 2026, graças à ampliação das operações.
Costa também pontuou o impacto positivo que a nova fábrica trará ao dinamizar a economia regional, gerando oportunidades e aumentando a competitividade brasileira no mercado internacional.
A cooperação com instituições de ensino e a formação de mão de obra qualificada serão fundamentais para o sucesso da iniciativa, criando um ciclo de inovação que promete transformar o cenário produtivo da região e do país.