
A atividade econômica do Nordeste avançou 3,0% em abril de 2025 na comparação com o mesmo mês em 2024. No acumulado do ano, a alta foi de 2,6% desempenho inferior à média nacional de 3,5%, puxada principalmente pela agropecuária (setor com menor peso na estrutura produtiva da região).
Informações são do Boletim Macro Regional Nordeste, publicado pelo FGV IBRE. No acumulado do ano, a alta foi de 2,6%.
A Bahia segue como líder regional, com expansão de 4,8% em abril, impulsionada, principalmente, por setores como indústria de transformação, serviços voltados ao consumo das famílias e turismo. O Ceará também apresentou trajetória estável de crescimento, com avanço de 1,7% no mês e 2,6% no acumulado do ano, sustentado principalmente pelo comércio e serviços.
Pernambuco mostrou reação com crescimento de 0,9% em abril, interrompendo uma sequência de resultados negativos. Apesar disso, o estado ainda apresenta desempenho negativo no trimestre (1,1%) e no acumulado do ano, refletindo dificuldades persistentes na indústria e nos serviços.
No geral, apesar das assimetrias entre os estados, os dados indicam que a economia nordestina mantém trajetória de expansão, sustentada pelos setores de serviços e pelo consumo interno.
Ainda assim, a continuidade desse ciclo depende da manutenção de políticas de estímulo à renda e ao crédito, em um contexto de política monetária restritiva e incertezas fiscais.
Ibovespa fecha em alta com acordos dos EUA; dólar desce
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (23) com alta de 0,99%, aos 135.368,27 pontos. O dólar comercial desceu 0,80%, a R$ 5,52.
Durante o dia os investidores voltaram os olhos para as negociações dos EUA com outros países. Pela manhã as bolsas de Nova Iorque registraram ganhos após o acordo firmado entre EUA e Japão.
O trato reduz as tarifas sobre as importações de automóveis e poupa Tóquio de novos impostos sobre outros produtos em troca de um pacote de US$ 550 bilhões em investimentos e empréstimos aos EUA, disse a Agência Brasil.