O Banco Central aprovou mudanças estratégicas no Banco Voiter S.A., destacando-se a nomeação de Augusto Ferreira Lima como novo presidente. A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada em 24 de julho de 2025 e, posteriormente, comunicada oficialmente ao banco em 5 de agosto de 2025.
Além disso, as alterações incluem a troca de controle societário, a mudança de nome e a atualização do estatuto social.
Augusto Ferreira Lima assume controle do Banco Voiter
Augusto Ferreira Lima adquiriu o controle do Banco Voiter e de sua controlada, a Distribuidora Intercap de Títulos e Valores Mobiliários S.A., por meio de contratos de compra e venda de ações assinados em junho de 2025.
Com isso, ele assume papel central na condução da instituição para uma nova fase. Além disso, sua chegada desperta expectativas de expansão e fortalecimento da governança, o que, consequentemente, pode ampliar a relevância do banco no setor financeiro.
Banco Central aprova mudança de nome e reposicionamento
Sob a liderança de Augusto Ferreira Lima, o Banco Voiter passará a se chamar Banco Pleno S.A., conforme deliberação da Assembleia Geral Extraordinária de 10 de julho de 2025.
Essa mudança, portanto, não se limita à identidade visual. Pelo contrário, reflete um reposicionamento estratégico que busca alinhar a marca aos novos objetivos de mercado.
Além disso, a alteração simboliza um compromisso renovado com inovação, eficiência e proximidade com os clientes.
Nova diretoria fortalece comando de Augusto Ferreira Lima
O Banco Central também autorizou a posse de Antonio Nuno Henriques Cardoso Verças (Diretor Geral), Renata Leme Borges dos Santos (Diretora Executiva) e Ronaldo Vieira Bento (Diretor Executivo).
Dessa forma, a nova diretoria trabalhará em sintonia com Lima, priorizando eficiência, inovação e competitividade.Enquanto isso, Augusto Ferreira Lima assume a presidência do Conselho de Administração até 2027, garantindo, portanto, estabilidade e continuidade ao novo projeto.
Objetivos e perspectivas para o Banco Pleno
Com a liderança de Augusto Ferreira Lima, o Banco Pleno inicia um ciclo de transformação. As mudanças aprovadas pelo Banco Central, consequentemente, criam um cenário favorável para ampliar presença, modernizar processos e atrair novos negócios.
Assim, a instituição reforça sua ambição de ganhar espaço e relevância no setor financeiro. Portanto, o reposicionamento estratégico tende a consolidar o Banco Pleno como um player mais competitivo no mercado.