5 milhões de barris

Brasil mantém recorde na produção de petróleo e gás natural, diz ANP

Petrobras (PETR4) lidera novo salto na produção nacional de petróleo e gás

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Pela segunda vez consecutiva, a produção brasileira de petróleo e gás natural superou a marca de 5 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo dados divulgados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A produção de petróleo e gás natural no Brasil totalizou 5,081 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia) em agosto, segundo o boletim mensal da ANP, divulgado nesta quarta-feira (1º).

Desse volume, a produção de petróleo representou 3,893 milhões de barris por dia, registrando um crescimento de 16,5% em relação a agosto de 2024. Já a produção de gás natural alcançou 188,805 milhões de metros cúbicos por dia, com alta de 18,2% na mesma base de comparação.

Apesar do avanço em relação ao ano anterior, os números mostram uma leve retração em comparação ao mês anterior: queda de 1,6% na produção de petróleo e recuo de 1% no volume de gás natural em relação a julho deste ano.

Os dados englobam a produção nos campos do pré-sal, pós-sal e também em terra firme.

Petrobras (PETR4) lidera novo salto na produção nacional de petróleo e gás

Impulsionada pela forte atuação da Petrobras (PETR4), a produção nacional de petróleo e gás natural atingiu sucessivos recordes em 2025, especialmente no pré-sal.

Entre os meses de março e julho, o Brasil registrou picos históricos consecutivos, culminando em um novo marco em agosto: os campos do pré-sal produziram, sozinhos, 4,033 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os números da ANP mostram que a Petrobras (PETR4), operando sozinha ou em parceria, respondeu por impressionantes 90,07% de toda a produção nacional no mês. A produção total veio de 6.634 poços, sendo 567 localizados no mar e 6.067 em terra.

Dentro do pré-sal, a extração de petróleo alcançou 3,126 milhões de barris por dia, enquanto a de gás natural somou 144,15 milhões de metros cúbicos por dia — volumes que representaram, juntos, 79,4% de toda a produção nacional em agosto.

Dentre os campos produtores, Búzios, na Bacia de Santos, assumiu pela primeira vez a liderança na produção de petróleo, com média de 821,88 mil barris por dia. Já o campo de Tupi manteve sua posição como o maior produtor de gás natural, com 39,15 milhões de m³/dia.

Apesar da leve retração de 5,6% em relação a julho, os números de agosto consolidam a tendência de alta na produção nacional — um cenário fortemente puxado pela eficiência das operações no pré-sal e, sobretudo, pelo protagonismo da Petrobras (PETR4).