
O governo brasileiro vai criar um fundo com recursos de exploração de petróleo com a finalidade de financiar a adaptação ao impacto das mudanças climáticas. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (7), durante uma sessão especial sobre transição energética na cúpula de líderes da COP30.
“Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento”, disse Lula, de acordo com o MoneyTimes. “O Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.”
Fundo para enfrentamento das Mudanças Climáticas
Apesar do anuncio, ainda não há detalhes de como funcionará esse fundo ou como será a captação de recursos da exploração de petróleo, como apontou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.
“O presidente nos deu um mandato e agora vamos trabalhar em cima disso”, disse o secretário-executivo.
Brasil segue em 2º no ranking de maiores juros reais do mundo
O Brasil continua a ter o segundo maior juro real do mundo após o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central)decidir, nesta quarta-feira (5), manter a taxa Selic em 15% ao ano.
Segundo levantamento do MoneYou, os juros reais, que descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses, ficaram em 9,74% no país.
A Turquia segue na liderança global, com taxa real de 17,8%, enquanto a Rússia aparece em terceiro lugar, com 9,1%.
O MoneYou destacou em relatório que o Brasil ainda enfrenta incertezas inflacionárias, reflexo de preocupações com os gastos do governo e dos efeitos da guerra tarifária impulsionada por Donald Trump, fatores que pesam nas decisões do BC sobre juros.
A Argentina, que em setembro estava na 6ª posição, subiu para o 4º lugar, com juro real de 5,16%.
Ranking dos maiores juros reais do mundo
- Turquia – 17,80%
- Brasil – 9,74%
- Rússia – 9,10%
- Argentina – 5,16%7
(O levantamento considera 40 economias).