Brasília (DF), 10/07/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista no Palácio da Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Brasília (DF), 10/07/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista no Palácio da Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro vai criar um fundo com recursos de exploração de petróleo com a finalidade de financiar a adaptação ao impacto das mudanças climáticas. A afirmação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (7), durante uma sessão especial sobre transição energética na cúpula de líderes da COP30.

“Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento”, disse Lula, de acordo com o MoneyTimes. “O Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.”

Fundo para enfrentamento das Mudanças Climáticas

Apesar do anuncio, ainda não há detalhes de como funcionará esse fundo ou como será a captação de recursos da exploração de petróleo, como apontou o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. 

“O presidente nos deu um mandato e agora vamos trabalhar em cima disso”, disse o secretário-executivo.

Brasil segue em 2º no ranking de maiores juros reais do mundo

O Brasil continua a ter o segundo maior juro real do mundo após o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central)decidir, nesta quarta-feira (5), manter a taxa Selic em 15% ao ano.

Segundo levantamento do MoneYou, os juros reais, que descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses, ficaram em 9,74% no país.

Turquia segue na liderança global, com taxa real de 17,8%, enquanto a Rússia aparece em terceiro lugar, com 9,1%.

O MoneYou destacou em relatório que o Brasil ainda enfrenta incertezas inflacionárias, reflexo de preocupações com os gastos do governo e dos efeitos da guerra tarifária impulsionada por Donald Trump, fatores que pesam nas decisões do BC sobre juros.

Argentina, que em setembro estava na 6ª posição, subiu para o 4º lugar, com juro real de 5,16%.

Ranking dos maiores juros reais do mundo

  1. Turquia – 17,80%
  2. Brasil – 9,74%
  3. Rússia – 9,10%
  4. Argentina – 5,16%7

(O levantamento considera 40 economias).