Destinos domésticos representaram 60% dos embarques realizados por empresas do setor, totalizando 5,88 milhões de passageiros. Dados são do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
O número é equivalente a, aproximadamente, 31,6 mil aviões comerciais lotados, considerando a capacidade média de 186 pessoas de um Boeing. O fluxo doméstico gerou faturamento de R$ 5,46 bilhões, o que representa 25% do valor comercializado pelas operadoras filiadas à Braztoa.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino (UNIÃO – PA), os números evidenciam a força do mercado interno e sua contribuição ao desenvolvimento nacional. “O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, disse Sabino para a Agência Gov.
O turismo doméstico não é marcado apenas por viagens a lazer, mas também por deslocamentos regionais e motivações familiares. Em 2024, 51,97% das viagens duraram de cinco a oito dias, perfil típico de férias escolares. Já os roteiros de até quatro dias representaram 35% das vendas.
Os destinos preferidos
A região Nordeste foi a que concentrou o maior faturamento e o maior número de embarques domésticos, 45% e 44%, respectivamente. Em seguida vêm as regiões Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-oeste (10%) e Norte (8%). Quanto à origem dos viajantes, o Sudeste lidera o ranking com 62%, seguido pelo Sul (15%), Centro-oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).
Entre os produtos turísticos mais vendidos no ano passado, o destaque vai para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Cruzeiros ocuparam o terceiro lugar na lista, seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).
O perfil dos viajantes
O levantamento da Braztoa detalhou também o perfil dos viajantes que utilizaram operadoras. A geração X (45 a 65 anos de idade) representou 34% do público, seguida pela geração Y (30 a 45 anos), com 25%. Já pessoas com mais de 65 anos somaram 19%, enquanto a geração Z (15 a 30 anos) respondeu por 13%.
O perfil majoritário é de viajantes que valorizam conforto, praticidade e segurança, buscando pacotes que proporcionem tranquilidade e qualidade à experiência turística.