IPC-S
IPC-S / Reprodução: Agência Brasil

A inflação medida pelo IPC-s (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) da segunda quadrissemana de novembro de 2025 registrou alta de 0,24% e acumula avanço de 3,99% nos últimos 12 meses. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Na apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S veio do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa passou de 0,10% na primeira quadrissemana de novembro de 2025 para 0,79% na segunda.

Além disso, também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos:

  • Habitação (-0,12% para -0,05%)
  • Saúde e Cuidados Pessoais (0,65% para 0,68%)

Em contrapartida, os grupos Transportes (0,23% para 0,10%), Alimentação (0,20% para 0,10%), Despesas Diversas (0,75% para 0,48%), Vestuário (0,39% para 0,16%) e Comunicação (0,12% para 0,10%) apresentaram recuo em suas taxas de variação.

Relembre: inflação medida pelo IPC-S sobe 0,23% na primeira quadrissemana de novembro

inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), referente à primeira quadrissemana de novembro, apresentou alta de 0,23%, acumulando avanço de 3,98% nos últimos 12 meses. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (10).

O relatório aponta que cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S foi do grupo Educação, Leitura e Recreação, cuja taxa passou de -0.43%, na quarta quadrissemana de outubro de 2025, para 0.10% na primeira quadrissemana de novembro de 2025.

Variações nos grupos de Despesa

Também registraram aumento os grupos Alimentação (de 0,08% para 0,20%), Habitação (de -0,23% para -0,12%), Despesas Diversas (de 0,50% para 0,75%) e Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,58% para 0,65%).

Por outro lado, os grupos Transportes (de 0,33% para 0,23%), Vestuário (de 0,66% para 0,39%) e Comunicação (de 0,14% para 0,12%) apresentaram desaceleração em suas taxas de variação.